O Zé Megabyte foi um personagem que surgiu em 1987. Para colocar as coisas em perspectiva, Steve Jobs havia saído há dois anos. Jean-Louis Gassée era o chefão de tecnologia na Apple. O Mac SE e o Mac II haviam sido lançados com estardalhaço. No Brasil, a Unitron estava trabalhando no Mac Unitron…

Eu havia comprado, na MacWorld de San Francisco em 1987, um software muito simpático para desenho de histórias em quadrinhos – o “Comic Strip Factory“. Logo depois, um jornalzinho de informática aqui de Belo Horizonte (nem me lembro mais do nome, infelizmente) me chamou para fazer uma coluna mensal; ofereci-me para também fazer uma tirinha. Este é o primeiro episódio :

Alguns comentários :

  • O software só permitia fazer desenhos em preto&branco a 72 dpi. O arquivo final era em formato MacPaint (quem se lembra…?) O tamanho era exato para uma página tablóide.
  • A idéia dos personagens veio de uma tirinha parecida publicada na época do Apple ][ numa revista chamada “SoftSide”. Não lembro o nome do autor, mas era bem bom.
  • Interessante que na época eu já previa a difusão da Internet… a velocidade não era muito realista, confesso: 8 horas para baixar um arquivo de 287MB significa 10.2 KBytes/segundo. Quem sabe o Zézinho já tinha ISDN? De qualquer modo, a “pesquisa rotineira pelos bancos de dados” “depois da meia-noite” realmente parece familiar.
  • O copyright incluia Trici Venola e Kurt Wahlner, autores do software, porque eles forneciam fundos pré-desenhados e partes anatômicas dos personagens. Assim ficava fácil para mesmo um não-artista como eu fazer uma tirinha. Só fiz pequenas adaptações.
  • O nome “Jaca Plus” já era influenciado pelo projeto Unitron. Parece que chegaram a pensar em alguma fruta nacional mas nenhuma era suficientemente marketável sem piadinhas… outrossim, notem a “pressão das multinacionais”.
  • Um dos manuais acima do Jaca Plus tem o título “Hiperjaca”. É uma referência ao HyperCard, que acabava de ser lançado.

De resto, senti que deveria haver um episódio inicial para apresentar os personagens ao leitor. Ficou meio grande. Mas, até que para marinheiro de primeira viagem não está embaraçoso demais… icon_wink.gif